3º ICATE - Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa
Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2019, o Colégio Maria Auxiliadora sedia o 3° ICATE - Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa.
O ICATE é um programa a educacional dirigido a comunidades desfavorecidas, servindo como fomentador da partilha de conhecimento entre universidades, hospitais, escolas e as comunidades locais, criando comunidades de aprendizagem colaborativa (CAC).
O público alvo do programa são professores, profissionais de saúde, crianças e jovens, o mesmo assenta em:
a) três dos oito objetivos do Milênio:
(i) conseguir educação básica para todos,
(ii) combater HIV/SIDA, Malária, Tuberculose e outras doenças infeciosas,
(iii) criar plataformas de colaboração para o desenvolvimento;
(b) dois dos dezessete objetivos para a sustentabilidade e desenvolvimento:
(i) assegurar uma vida saudável e bem-estar para todas as idades,
(ii) assegurar uma qualidade de educação inclusiva e equitativa, e promover a aprendizagem ao longo da vida para todos.
Este programa é realizado pela AWISHE (Association for World Innovation in Science and Health Education - Associação Mundial de Inovação em Educação em Ciências e Saúde) em parceria com a rede PEA-UNESCO e compreende que a educação deve ser entendida e usada, seja como ferramenta básica para a transformação social ou como recurso para alcançar igualdade social, cultural e econômica.
O evento é internacional e de grande significado no mundo todo, pois visa disseminar inúmeras informações proporcionando uma grande sensibilização aos mais diversos profissionais que atuam com crianças, jovens e adultos para o controle de inúmeras infecções e doenças, por meio da educação.
Considerando que o evento tem o objetivo de treinar o maior número possível de servidores municipais (professores, médicos, enfermeiros, agentes comunitários, educadores social, assistentes sociais, etc) tornando-os tutores de uma CAC - Comunidade de Aprendizagem Colaborativa Internacional e que atende 3 eixos do Programa de Escolas Associadas da UNESCO: Problemas Mundiais, Direitos Humanos e Intercâmbio Cultural internacional, além de formar para a prevenção das epidemias que demandam atenção do município de Canoas.
Observamos que essa é uma iniciativa que irá contemplar pela primeira vez os servidores municipais de Canoas possibilitando que nossa cidade sirva de modelo a outras cidades, estados e países na intenção de não somente cuidar da saúde e educação, mas principalmente de mobilizar, incentivar e valorizar os servidores que no dia-a-dia desempenham um papel nada fácil nas nossas comunidades.
Sendo assim, gostaríamos de convidá-los para participar do treinamento que será dividido em quatro categorias:
- Dia Científico destinado aos profissionais da assistência social, profissionais da saúde, equipes diretivas e professores.
- Oficinas destinadas aos professores.
- Palestras destinadas aos servidores públicos municipais.
- Visitas técnicas a instituições públicas municipais.
O Treinamento será desenvolvido por nove profissionais da AWISHE vindos de Portugal, que são referência na União Europeia.