17/08/2021 | Rede Notre Dame

Equipe do Maria Auxiliadora passa por formação BCND

Inspirados pelas graças do bom Deus, nos dias 13 e 14 de agosto, o Colégio Maria Auxiliadora deu continuidade ao processo formativo da Rede Notre Dame com relação a BCND - Base Curricular Notre Dame.

O CMA recebeu a visita da Diretora de Ensino, Irmã Renete Prevedello Cocco, da Coordenadora de Tecnologias da Educação, Cláudia Lima Gonçalves, e da Assessora Educacional, professora Dra. Roselane Costella, para a realização de oficinas pedagógicas por Áreas de Conhecimento.

O Diretor Vagner Paulo Maccalli deu boas-vindas aos grupos e lembrou a importância da construção coletiva da BCND e da proposta de trabalho a partir deste documento. Para o Diretor, “a Base Curricular Notre Dame serve como guia do percurso pedagógico, e também como horizonte, pois aponta caminhos a serem trilhados e um futuro a ser construído, a partir das práticas diárias e interação dos professores e educandos em sala de aula”.

Na tarde do dia treze e manhã do dia quatorze de agosto, os professores foram convidados a colocar em prática as competências e habilidades da BCND. Em grupos, elaboraram e desenvolveram atividades avaliativas para diferentes segmentos e etapas da Educação Básica. Segundo a professora Lauraci Dondé, Coordenadora de Ensino do CMA, a proposta foi muito significativa, pois “os professores tiveram um momento de reflexão, onde foi proporcionada a vivência da teoria na prática, norteados pela BCND, simulando uma aula com todas as etapas necessárias ao desenvolvimento de um educando protagonista, com o perfil de formação ND que o CMA desenvolve durante a Educação Básica. A partir dessa experiência, as coordenações e o corpo docente foram desafiados a rever constantemente o seu fazer pedagógico.”

A noite do dia treze foi de muita reflexão e contextualização. A professora Roselane trouxe vivências e práticas avaliativas que podem ser abordadas nas etapas da Educação Infantil e nas turmas de Anos Iniciais. Contextualizar os objetos do conhecimento a partir das experiências e realidades do aluno é um trabalho bastante desafiador. É preciso que as aulas aconteçam de forma criativa, compartilhada, que trabalhem as competências conceituais e atitudinais para que o aluno Notre Dame colabore com uma sociedade mais justa e fraterna.

A Vice-Diretora do Colégio Maria Auxiliadora, Irmã Laudete Zambonin, acredita que este momento de formação continuada dos educadores Notre Dame a partir da BCND, tem sido assumido como um processo de aprendizagem e aperfeiçoamento da prática pedagógica. “Todo este processo visa assegurar uma educação de qualidade construída com propósito, mantendo o pensamento voltado para o futuro.”