Escolas ND passam por formações sobre a Base Curricular Notre Dame
A Rede Notre Dame iniciou no mês de agosto de 2021 um percurso formativo sobre a BCND - Base Curricular Notre Dame - em suas oito escolas. A inspiração de Santa Júlia, nos provoca a encontrar formas de colocar em prática a proposta do documento elaborado em 2019, à luz da BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Nos meses de agosto e setembro, a Diretora de Ensino, Irmã Renete Prevedello Cocco, a Coordenadora de Tecnologias da Educação, Cláudia Lima Gonçalves, e a Assessora Educacional, professora Dra. Roselane Costella, estarão presentes nas regiões de Taquara, Canoas, Santa Maria e São Lourenço do Sul realizando os momentos formativos.
O documento referência da Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem. A terceira dimensão, engajamento, diz respeito ao comprometimento do professor com a aprendizagem e com a interação com os colegas de trabalho, as famílias e a comunidade escolar.
Na tarde do dia seis e manhã do dia sete de agosto, o trabalho foi realizado com o Colégio Santa Teresinha (Taquara) e a Escola Sagrada Família (Rolante). Os professores foram convidados a colocar em prática as competências e habilidades da BCND, através da elaboração de desafios e desenvolvimento de atividades avaliativas.
As professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais também tiveram um momento formativo no turno da noite, em que fizeram a experiência de contextualizar assuntos significativos no trabalho pedagógico. Para a diretora da Escola Sagrada Família, professora Arlete Rosa, o momento foi de extrema importância para consolidar a BCND na prática. “Várias simulações de aulas criativas e inovadoras foram construídas de forma que o processo de ensino e aprendizagem seja desafiador, colaborativo e reflexivo, proporcionando a complexidade e a vivência de valores. Unir os educadores das duas escolas enriqueceu o trabalho e ampliou a visão de como vivenciar a BCND de uma forma efetiva.”
A Diretora do Colégio Santa Teresinha, Irmã Deisi Naibo, acredita que a reflexão e as atividades propostas na formação com a assessora Roselane despertam em toda a equipe pedagógica e nos professores novo ânimo para colocar em prática a Base Curricular Notre Dame por meio do conhecimento, da prática e do engajamento compartilhado com os colegas educadores.