29/06/2020 | Notícias

Fé e confiança em Deus

“Tenha confiança e faça o seu melhor. Nosso bom Salvador e a Santíssima Virgem a ajudarão.” Santa Júlia, carta 206

“Não se preocupem, estamos sob a proteção do bom Deus e da Santíssima Virgem, nossa boa e terna Mãe. Nós a invocamos todos os dias do fundo do nosso coração.” Santa Júlia, carta 316

“Nós estamos colocando toda a nossa confiança na Virgem Maria, nestes tempos tumultuosos. Peçamos, de todo o coração, que a bondade infinita de Deus abrevie o tempo em favor dos justos que sofrem terrivelmente em toda a parte.” Santa Júlia, carta 312

“Procuremos merecer ser as queridas filhas de Maria, suas amadas filhas, imitando as suas virtudes; especialmente o seu abandono nas mãos de Deus, em todos os acontecimentos da vida.” Santa Júlia, carta 415

“Nunca desanime por causa das dificuldades que pode encontrar no caminho da bondade.” Santa Júlia, conferências

Nestes dias de pandemia, muitas pessoas podem estar tomadas de medo, como os discípulos estavam naquele dia em que Jesus e os discípulos estavam no mar e veio uma grande tempestade (Mt 8,23-27). As ondas já estavam cobrindo a barca, mas Jesus estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e acordaram Jesus, pedindo que Jesus os salvasse, porque já estavam quase afundando. Jesus respondeu: “Por que vocês têm tanto medo, homens fracos na fé?” Jesus se levantou, ameaçou os ventos e o mar, e tudo se acalmou. Os homens ficaram admirados com o que viram e exclamavam: “Quem é este homem, a quem até os ventos e o mar obedecem?”

Precisamos reforçar a nossa fé e perceber que Jesus está na barca conosco, mesmo que ele esteja dormindo e aparentemente não se importando. As dificuldades, são oportunidades para crescermos na fé. Aquilo que cultivamos durante a pandemia, colheremos depois. Se eu vivo e me exercito na fé, paciência, solidariedade, gentileza, é isso que estou cultivando interiormente e são esses frutos que colherei após a pandemia. Mas se eu cultivo ódio, desavença, competição, destruição, egoísmo, falta de cuidado comigo e com o próximo, também posso pensar que tipos de frutos vou colher. Jesus estava na barca com os discípulos, e parecia que conseguia dormir com aquela tempestade toda... Se não fosse assim, não haveria o esforço dos discípulos de pedir a ajuda do Mestre: “Salva-nos!” Eles esperavam que Jesus fizesse algo por eles, para saírem dessa tempestade, embora não soubessem o que Ele iria fazer. De fato, como disse o Papa Francisco (27/03/2020), “Não há ninguém que se importe mais conosco do que Jesus.” Somos nós que precisamos dar esse passo na fé, assim como os discípulos, e entregar tudo nas mãos do Senhor. Jesus, por sua vez, pede a nossa parte: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Jesus, na sua pergunta, já dá nome ao problema e à solução. A fé ajuda a superar o medo. Precisamos superar o nosso medo, para não sucumbir à tempestade. Não deixaremos de sentir medo, mas podemos exercitar a nossa fé, para superar o medo e deixa-lo menor. O salmo 33 (34) nos encoraja a perceber a bondade de Deus que nos ajuda a superar o medo.

SALMO 33 (34)

 De todos os temores/ me livrou o Senhor Deus.

1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!

2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus,/ exaltemos todos juntos o seu nome!/ Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,/ e de todos os temores me livrou.

3. Contemplai a sua face e alegrai-vos,/ e vosso rosto não se cubra de vergonha!/ Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,/ e o Senhor o libertou de toda angústia.

4. O anjo do Senhor vem acampar/ ao redor dos que o temem, e os salva./ Provai e vede quão suave é o Senhor!/ Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

De todos os temores/ me livrou o Senhor Deus.

O evangelho termina com a admiração dos discípulos com o que Jesus realizou, ao acalmar o mar e a tempestade. Peçamos ao Senhor que acalme as nossas tempestades internas (medos, preocupações), mas também as tempestades externas. Intensifiquemos nossas orações uns pelos outros e pelo fim da pandemia.

Oração:

Senhor, vós fortalecestes Santa Júlia Billiart com uma ilimitada confiança na vossa bondade e com uma imensa coragem em vencer todas as dificuldades, dai-nos, por sua intercessão, a graça de crescermos na fé, na esperança e na caridade. Curai o mundo de toda a doença física, mas também dos males causados pelo egoísmo humano. Senhor, confiamos na vossa bondade e amor providente e pedimos que nos dê a graça de sermos generosos na nossa resposta de amor a vós e aos nossos irmãos. Que o Senhor nos abençoe, fortaleça a nossa fé, nos dê o dom da saúde, da gratidão, da generosidade e do discernimento. Que o Senhor nos conduza e ilumine: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.