JPIC promove edição da Escola de Perdão e Reconciliação – ESPERE
O serviço de Justiça Paz e Integridade da Criação – JPIC da Província Nossa Senhora Aparecida promoveu, de 2 a 4 de agosto, em Canoas, a primeira etapa da segunda edição da Escola de Perdão e Reconciliação - ESPERE, Fundamento da Justiça Restaurativa.
O curso teórico-vivencial contou com 10 participantes que, durante os três dias, fizeram experiências de administrar melhor sentimentos e comportamentos decorrentes de conflitos e violências interpessoais e sociais, através da vivência de técnicas e dinâmicas que colaboram para o autoconhecimento, o empoderamento, a compaixão e o perdão numa perspectiva cristã.
A Escola de Perdão e Reconciliação - ESPERE surgiu como iniciativa do sociólogo e sacerdote religioso Missionário da Consolata, Leonel Narvaez Gomez, na Colômbia, e se tornou um importante instrumento de Educação para paz, sendo reconhecida pela Unesco.
Hoje, essa Escola acontece em diversos países e, no Brasil, possui diversos núcleos espalhados nas regiões que atuam na formação de facilitadores, na construção da paz e na mediação de conflitos na perspectiva da Justiça Restaurativa.
A segunda etapa desta edição da ESPERE será realizada na primeira semana de setembro, também em Canoas. Temos o sonho de, cada vez mais, incluir pessoas neste lindo e significativo processo da Escola de Perdão e Reconciliação.