Jubileu: Celebração da aliança com o Senhor
Sábia é a tradição de celebrar marcos históricos, ritos de passagem, datas importantes como o ano jubilar. Olhar pelo retrovisor da vida e contemplar o caminho percorrido é um convite para fazer memória da história construída, das vitórias alcançadas e das bênçãos recebidas.
Foi com este olhar contemplativo da vida e da história das Irmãs que celebram seu ano jubilar em 2022, que a Província Nossa Senhora Aparecida, oportunizou a elas, nos dias 26 de dezembro de 2021 a 04 de janeiro de 2022, um período de lazer e de descanso. Entre os dias 8 e 15 de janeiro, o grupo participou do retiro espiritual.
No dia 15 de janeiro, expressivo grupo de Irmãs, vindas das comunidades, reuniram-se na Casa Provincial para prestigiar a festa de abertura do ano jubilar de 12 Irmãs da Província através de uma solene Missa de ação de graças seguida de um almoço festivo.
Na celebração da aliança feita com o Senhor, graças foram dadas pelos anos de Vida Religiosa Consagrada ND, vividos na alegria e na fidelidade: 65 anos, Jubileu de Ferro, as Irmãs Maria Lenira, Maria Leda, Clara Maria, Maria Isolde e Maria Zenir; 60 anos, Jubileu de Diamante, as Irmãs Maria Daniela, Renete Maria, Irene Maria e Maria Vianete; 50 anos, Jubileu de Ouro, as Irmãs Iracy Maria e Mirian Cleci; 25 anos, Jubileu de Prata, Irmã Lenimar Maria.
Em mensagem enviada, Irmã Maria Nonata, assistente geral, expressa: “Gratidão pela perseverança, firmeza, generosidade e fidelidade a Deus que se traduz na vivência diária do SIM dado no momento do “Primeiro Amor” e que perdura até hoje”.
Irmã Vania Maria, superiora provincial, citando Papa Francisco, disse: “Os rios não bebem sua própria água; As árvores não comem seus próprios frutos; O sol não brilha para si mesmo; As flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz, mas a vida é muito melhor, quando os outros estão felizes por sua causa”.
E concluiu: “Portanto, Irmãs, temos a certeza que nestes anos de vida religiosa consagrada, vividos no amor e com amor, vocês tornaram a vida de nossos irmãos e irmãs muito mais feliz, pela doação e dedicação de cada uma na missão ND.”