Rede ND promove formação para Assessores e Coordenadores Pedagógicos
A Rede Notre Dame promoveu neste mês de março, um momento de integração e formação continuada de Coordenadores e Assessores Pedagógicos. Ao longo dos dias 22 e 23 os profissionais participaram de diversas dinâmicas no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita.
Na abertura do evento, em um momento de espiritualidade, a diretora de Educação da Rede ND, Renete Cocco, salientou a importância da escuta ao aluno e ao professor e lembrou sobre a necessidade de trilharmos um novo caminho para o humanismo solidário. “Conforme o Papa Francisco, isso passa pelas nossas raízes e pela nossa espiritualidade.”
Dando sequência a atividade, a Coordenadora de Tecnologias da Educação, professora Cláudia Lima Gonçalves, apresentou a caminhada da Base Curricular Notre Dame (BCND) e os avanços no currículo a partir da implantação da mesma. “O olhar para o aluno que queremos formar e o desenvolvimento dos assuntos trabalhados em aula a partir de competências e habilidades conceituais e atitudinais é o diferencial Notre Dame no processo educativo”, comenta a professora Cláudia.
Engajada com o Pacto Educativo Global, a Rede Notre Dame trabalhou novamente a temática através de uma oficina conduzida pelo professor Humberto Herrera. “O projeto educativo da Rede ND já integra na sua base os elementos do Pacto, o que contribui muito para a formação dos alunos”, conclui Herrera. Para o professor, estas oportunidades encontram como finalidade revisitar a Proposta Pedagógica, promover experiências de troca nas diferentes realidades”, completa.
O dia 23 iniciou com o Planejamento Pedagógico a partir da BCND. A assessora, professora Roselane Costella conversou com o grupo a partir dos Planos de Trabalho já elaborados pelos professores. Também comentou sobre como pode ser melhorada a intencionalidade pedagógica e o uso de metodologias que busquem a formação integral do aluno. A equipe foi convidada a realizar procedimentos metodológicos a partir da BCND e apresentar seus trabalhos.
Dinâmicas de integração, teste sobre reação a adversidades e validação do processo avaliativo da Rede Notre Dame também integraram a programação da formação. Na abordagem do processo avaliativo, ficou evidente o trabalho da Rede ND, que traz presente a escuta do aluno através da autoavaliação do mesmo sobre seu desempenho. Esse processo envolve também o professor, ao deixar ele faça o discernimento junto ao aluno, sobre suas atitudes, relações e comprometimento durante sua trajetória escolar.
Olhar das escolas
Para a Assessora Pedagógica da Escola Madre Júlia, de São Sepé, este tipo de momento fortalece a equipe e proporciona muitos conhecimentos novos, que serão multiplicados na escola.
O acolhimento da Rede repercute no trabalho dos assessores e orienta na condução dos professores para que também se sintam acolhidos. “Quando o professor sente este acolhimento ele veste a camiseta e sente o apoio da equipe”, opina a Assessora Pedagógica da Escola Estrela do Mar, de São Lourenço do Sul, Alessandra Jaeger.
Já a Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Teresinha, de Taquara, Márcia Rebecchi, avalia que este momento de troca entre pares abre novas possibilidades de intervenções nas unidades.
O favorecimento da unidade no carisma e missão ND foi observado pelo diretor da Escola Santa Catarina, de Santa Maria, José Luiz Arcerito. “Essa vivência enriquece e é compartilhada nos momentos de partilha que temos na escola”, resume o diretor.
A Escola Notre Dame, mais nova unidade da Rede, que fica em Nova Santa Rita, também já repercute os valores e princípios ND na sua proposta. Para a Coordenadora Pedagógica, Alexsandra da Rosa Mer, este tipo de evento ajuda a enraizar dentro da comunidade escolar a vivência também de Pastoral, tão importante para o projeto educacional da Rede Notre Dame.
Essa formação permanente proporcionada pela mantenedora Notre Dame às suas escolas promove uma visão de educação com a mesma essência para todas, sempre com um olhar de cuidado para a comunidade escolar, como destaca a Coordenadora Pedagógica da Escola Sagrada Família, de Rolante, Silvia Mossi.
No Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas, a observação da Coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio aponta que é preciso capacitação dos coordenadores e assessores, para instrumentalizar o professor. “Abre o nosso horizonte para pensar a sala de aula de uma forma diferente, assim como reforçar sobre o Pacto, fundamental para o desenvolvimento do nosso projeto”, sintetiza Jaqueline Frank.
A vice-diretora da Escola Maria Rainha, de Júlio de Castilhos, Eliane Matiazi, também ressalta o enriquecimento das práticas pedagógicas e na implementação da BCND através de formações como a ocorrida na última semana.
O encontro encerrou com uma benção realizada pela Irmã Laudete Zambonin e a entrega de sementes de Girassóis, simbolizando as sementes que todos levaram do encontro. “Foram dias encantadores e acolhedores, em um espaço junto a natureza, que permitiu o trabalho em grupo, a convivência e também a integração. Momentos de caminhada, reflexão e até apresentação de talentos marcaram também o encontro”, resume Cláudia.
Na expectativa de que as sementes enviadas a cada escola germinem, lembramos o trecho da música que nos remete ao acolhimento e sentimento de pertença a Rede Notre Dame:
Fica sempre, um pouco de perfume
nas mãos que oferecem rosas
nas mãos que sabem ser generosas