Romaria ND marca celebrações dos cem anos de presença no Brasil
A presença Notre Dame no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida marcou um importante capítulo na celebração do centenário das Irmãs no Brasil. No último sábado (22), seiscentos romeiros, dentre eles: Irmãs, colaboradores, estudantes, familiares e amigos provenientes do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, Tocantins e Peru estiveram no território do Santuário, participando da Celebração Eucarística e do Santo Terço. No mesmo dia, ainda participaram do programa Sábado no Santuário, transmitido ao vivo pela TV Aparecida.
A peregrinação foi um momento ímpar de muita gratidão e alegria, de acordo com as Irmãs Superioras Provinciais da Congregação de Notre Dame no Brasil. A Irmã Shirle Maria da Silva, Superiora Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, destaca que celebrar os cem anos da presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil, na casa da mãe Aparecida, foi uma benção e uma grande animação vocacional, onde foi possível testemunhar o carisma da bondade e do amor providente de Deus. “Com certeza, todos aqueles que se colocaram em romaria conosco, e quem estava em sintonia pelas mídias sociais, renovaram sua fé e amor por Nossa Senhora. Que nossa querida mãe Aparecida interceda por nós e continue derramando suas bençãos sobre cada um e sobre a missão Notre Dame." Nesse mesmo sentido, a Irmã Dirce Maria Slaviero, Superiora Provincial da Província Santa Cruz, reforçou: “Somos muito gratas a todos que sempre contribuíram com a nossa Missão e, por isso, hoje pedimos que Deus os abençoe e continue iluminando quem, com seu trabalho e dedicação diários, fazem essa história acontecer”, afirma.
Contagiados e animados pelo espírito de oração e celebração, os romeiros retornaram para os seus destinos de origem fortalecidos e renovados na fé e na vivência do carisma Notre Dame. “Foi um sonho realizado e ainda mais com as Irmãs Notre Dame, com quem eu trabalho há dez anos. Só tenho a agradecer”, afirmou a técnica em enfermagem do Recanto Aparecida, Maria Rita Silva de Souza. Já a coordenadora de Ensino do Colégio Maria Auxiliadora, Lauraci Dondé da Silva, conta que retornou para casa renovada e abençoada. “Convivemos com colegas e Irmãs de outras instituições. Foi salientada a importância do trabalho de formação que as Irmãs desenvolvem com crianças e juventude ao longo deste período de cem anos. Sou muito grata a todo esse trabalho desenvolvido conosco, tornando-nos cada vez melhores”, resume a coordenadora de Ensino.
Diante de uma experiência profunda e riquíssima de integração e de unidade da família Notre Dame, todas Irmãs, os colaboradores leigos, estudantes, famílias e amigos são convidados a continuaram alimentando a fé no amor providente de Deus, fazendo da vida pessoal e comunitária expressão do amor fraterno e de Cristo Ressuscitado.