22/06/2020 | Notícias

Santos do mês de junho e a porta estreita

No evangelho de Mateus 7, 12-14, Jesus fala sobre a importância de “fazer aos outros aquilo que queremos que eles nos façam. Nisto consiste a lei e os profetas.” Jesus resume o antigo testamento no mandamento do amor: amar a Deus, ao próximo e a si. E viver esse mandamento do amor não é fácil, exige esforço, sacrifício, renúncias... Renunciar querer ter sempre a razão, renunciar fazer somente a sua própria vontade, renunciar o comodismo que nos impede de perceber a necessidade do outro. Jesus quer que tenhamos vida plena, por meio do amor e do cuidado uns para com os outros. Deus é Pai e quer que seus filhos queridos vivam de bem uns com os outros.

A vida plena é que todos tenham as melhores condições para viver: saúde, alimento, moradia, respeito à sua dignidade...  Jesus fala que a porta que leva à VIDA é muito estreita. Não é fácil fazer o bem, mas seremos mais felizes se o fizermos. Jesus convida que entremos pela porta estreita, que vivamos o amor e a empatia. Os santos são pessoas que nos ensinaram o caminho que leva à vida, e eles mesmos passaram pela porta estreita. Neste mês de junho, celebramos vários santos.

No dia 13 de junho, lembramos Santo Antônio, que foi um frei franciscano que se dedicou a evangelizar e a praticar a caridade. Conhecemos a famosa história de que Santo Antônio partilhou o pão com os pobres que estavam à sua porta, dando todo o pão que tinha em casa, e que esse pão se multiplicou ao ser partilhado. Que possamos, a exemplo de Santo Antônio, entrar pela porta estreita da leitura e vivência do evangelho.

No dia 21 de junho, celebramos o dia de São Luiz, considerado padroeiro da juventude, pois, apesar de ter oportunidades de viver na nobreza, dedicou sua vida a Deus no cuidado dos pobres e morreu com um pouco mais de 20 anos durante uma epidemia. Que a exemplo de São Luiz Gonzaga, possamos entrar pela porta estreita, dando nossa resposta a Deus e ao próximo, preferindo cuidar da vida do que nos prender à fama e à riqueza.

 No dia 22 de junho, celebramos o dia da canonização de Santa Júlia Billiart. Santa Júlia viveu em tempos de perseguição, ficou paraplégica por mais de 20 anos, e ainda assim percebia em tudo a bondade de Deus. Fundou uma congregação chamada Notre Dame, dedicada ao ensino da catequese e à educação escolar de crianças pobres, bem como a formação de professoras. Que a exemplo de Santa Júlia, possamos entrar pela porta estreita da caridade e da dedicação a Deus e ao próximo, percebendo a bondade de Deus em todas as coisas, mesmo quando passamos por tempos difíceis.  “Não temamos nada: é o bom Deus que cuida de nós!” Santa Júlia Billiart

No dia 24 de junho, lembramos São João Batista, primo de Jesus, que anunciou Jesus desde o ventre de sua mãe, quando Maria visitou Isabel. João Batista batizou muitas pessoas no Rio Jordão e pedia que as pessoas mudassem de vida, que se convertessem. O próprio Jesus foi batizado por João Batista. A exemplo de João Batista, entremos pela porta estreita da verdade. Ele não teve medo de dizer o que era certo e errado e apontar Jesus como o centro. “Importa que Ele cresça e eu diminua.” (Jo 3, 30)

 No dia 29 de junho, celebramos São Pedro e São Paulo. São Pedro, chamado Simão, era um pescador que, chamado por Jesus, se tornou apóstolo e o primeiro Papa da Igreja. Paulo, era perseguidor dos cristãos e se converteu, tornando-se cristão e anunciador da mensagem de Jesus aos povos pagãos. Que a exemplo de São Pedro e São Paulo, possamos entrar pela porta estreita, deixando-nos modificar pela Palavra de Jesus, convertendo-nos a cada dia, mudando de rota quando não estamos mais nos caminhos de Deus, e nos colocando a serviço de Deus e das pessoas, com bondade e firmeza. O Bom e Providente Deus nos ama assim como somos e quer contar com cada um de nós!

Rezemos que o Senhor abra nossos corações para que possamos colocar nossos dons a seu serviço e a serviço dos mais necessitados: Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis, como apóstolos, leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Pedimos também a intercessão de Santa Júlia Billiart, rezando: Santa Júlia, milagrosamente curada pela devoção que tivestes ao Sagrado Coração de Jesus, alcançai-nos deste mesmo coração uma das graças que Ele tão generosamente vos concedeu. Obtende-nos, em particular, vossa ilimitada confiança em Deus e vossa coragem em vencer todas as dificuldades, de modo que cumpramos em tudo a sua vontade adorável. Alcançai-nos a graça que hoje vos imploramos com fervor. Amém.

Oração:

Senhor, confiamos na tua bondade e na tua providência e pedimos que nos dês a graça de sermos generosos na nossa resposta de amor a ti e aos nossos irmãos. Que o Senhor nos abençoe, dê o dom da saúde, da gratidão, da generosidade e do discernimento. Que o Senhor nos conduza e ilumine: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.