Tempo de escuta, diálogo e aprendizagem em encontro formativo
Nos dias 10 e 11 de junho, a Rede Notre Dame reuniu as Escolas Madre Júlia, Maria Rainha e Santa Catarina para mais um encontro de formação continuada da Base Curricular Notre Dame (BCND). A atividade aconteceu na Escola Santa Catarina, em Santa Maria, e contou com a presença da diretora de Educação da Rede ND, Irmã Renete Prevedello Cocco, e da coordenadora de Tecnologias da Educação, professora Cláudia Lima Gonçalves e com a assessoria da professora Dra. Roselane Costella.
O encontro com os gestores e os educadores Notre Dame marca um tempo de novas esperanças e sonhos pedagógicos para re-encantar e re-educar a humanidade nas trilhas da civilização do amor, conforme Irmã Renete. “Em outras palavras, o encontro formativo foi um tempo de escuta, de diálogo, de aprendizagem e uma significativa experiência de sinodalidade, de caminhar juntos.” A professora Roselane Costella, com sua sabedoria e postura de educadora, orientou o trabalho dos dois dias, com uma postura de diálogo, profundidade na reflexão e sempre atenta às necessidades do grupo.
O trabalho provocativo das professoras Roselane e Cláudia foi uma síntese da proposta educacional da Rede Notre Dame, que integra a visão de educação de Júlia Billiart, de Bernardo Overberg, a legislação vigente e as orientações da Igreja Católica, particularmente com o Pacto Educativo Global. Respondendo aos desafios do mundo contemporâneo, a proposta ND de educação visa dar um novo espírito aos processos educativos formais e informais, bem como propor dinâmicas significativas e processos capazes de suscitar um novo humanismo. “A elaboração da Base Curricular Notre Dame e o programa de formação dos educadores é uma resposta corajosa aos desafios de uma sociedade em processo de transformação”, destaca a diretora de Educação. Júlia Billiart, compreendia a educação como preparação do jovem para a vida. Ciente da necessidade de adaptação, interpretação e flexibilidade, sua expressão era “Ensine o que for necessário para prepará-las para a vida.” Nesse processo, Júlia Billiart insistia no aprimoramento profissional dos educadores como uma prioridade com as palavras. “Precisamos continuar a estudar sempre e considerar o estudo como uma de nossas tarefas principais”, dizia Santa Júlia.
Com a condução da professora Dra Roselane Costella, a tarde do dia 10 de junho foi um momento de estudo e reflexão da prática pedagógica e da implantação da BCND, com seus avanços e desafios futuros. As direções, vice-direções, coordenações pedagógicas e orientadoras educacionais conversaram e pautaram a importância da BCND e sua aplicabilidade para a excelência do ensino e formação integral do aluno ND. O momento de espiritualidade foi conduzido pela Irmã Caciane Quatrin, diretora da Escola Maria Rainha, que invocou a presença do Espírito Santo para inspirar e abençoar a tarde de trabalho e estudo.
Segundo Irmã Caciane, esses momentos de formação são importantes, pois qualificam ainda mais as ações pedagógicas dos professores. Estes momentos formativos possibilitam o alinhamento de todos os profissionais de educação de toda Rede Notre Dame com a BCND. A formação continuada exerce um papel essencial, sendo instrumento de motivação para o aprendizado dos alunos e de engajamento profissional aos professores, que se sentem estimulados e conseguem inspirar jovens e crianças. Segundo Nóvoa (1997), faz-se necessário que o educador da atualidade desvincule-se dos elos antigos que os caracterizavam como assistencialistas, tendo em vista a construção de uma nova identidade, pois qualquer formação exige um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios. Assim, a formação deve estimular a construção de um professor crítico-reflexivo, que contribua para o desenvolvimento do pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada.
O sábado iniciou com atividades às 7h30min da manhã. O frio de 3ºC não assustou os educadores e equipe pedagógica das escolas. A escola anfitriã recebeu todos com um café bem quentinho e as boas vindas do diretor José Luiz Arcerito, da Escola Santa Catarina. Os corações foram aquecidos ainda mais no momento de espiritualidade conduzido pela diretora Deborah Brum, da Escola Madre Júlia. Fomos motivados a agradecer a Santa Júlia a presença Notre Dame no Brasil, uma vez que estamos na semana que deu início às comemorações do Centenário ND.
Em seguida, todos os professores foram convidados a repensar seu planejamento pedagógico. A professora Roselane conversou com os professores sobre a importância dos processos metodológicos e a organização do plano de trabalho do professor, partindo do desafio, passando pela síntese e até o momento da avaliação, que para a rede ND, exige também o olhar atitudinal do aluno diante dos problemas propostos.
Para o professor José Arcerito, o olhar para o planejamento é importante, porque possibilita implantar um trabalho sólido, com clara intencionalidade pedagógica e permite orientar todas as intervenções educativas junto aos alunos. “O planejamento ilumina todos os ciclos do processo de ensino e aprendizagem. Ele ilumina a partida, com a proposta do desafio, direciona o desenvolvimento dos trabalhos, e leva à elaboração das sínteses necessárias que permitem a consolidação da aprendizagem, além de facilitar a escolha dos melhores recursos e estratégias didáticas. Por fim, um planejamento bem feito e bem executado, possibilitará um melhor processo avaliativo.”
A formação também contou com oficinas de avaliação e também com trocas de experiências entre os professores das três escolas. Para a diretora Déborah e sua equipe, as oficinas de avaliação oportunizaram aos professores a práxis, tida em Paulo Freire como a necessária reflexão: entre a prática e seus ideias. “Avaliar, num amplo sentido, consiste em manter a plena a atenção sobre o outro e sobre si, num contínuo de ajustes e busca por sentido”, conclui.
As oficinas de avaliação levaram a problematização sobre como contemplar diferentes competências, abrangendo as dimensões conceituais e atitudinais, de acordo com a diretora. “Esse exercício, que tem sido feito a partir das provocações trazidas BCND, prova-nos cotidianamente que um formato de educação fragmentado já não tem mais espaço”, completa.
Pensar e propor de maneira relacional e contextualizada é imprescindível para um fazer pedagógico efetivo e precisa, necessariamente, compor a identidade do professor. As trocas de experiências permitiram parâmetros entre as escolas presentes, no sentido de compreendermos que respeitadas as singularidades de cada instituição, todas estão alinhadas à implementação dos preceitos da BCND e empenhadas em torná-los dia a dia parte do currículo vivo das escolas.
Acompanhamos momentos riquíssimos de trocas de experiências entre os professores ND, como salienta a coordenadora de Tecnologias da Educação. “O compartilhamento de ideias enriquece o processo pedagógico e fortalece a identidade da Educação Notre Dame”, comenta a professora Cláudia e complementa: “Agradecemos a acolhida e receptividade das equipes das três escolas presentes na atividade. Desejo que possamos continuar escrevendo lindas histórias, como nos convida o tema do Centenário ND - Nos traços do Bom Deus escrevemos nossa história.”